Bem-estar, saúde e qualidade de vida.
Esses são os grandes resultados vivenciados pelos praticantes do Pilates, um sistema de exercícios que promove o equilíbrio entre corpo, mente e espírito,
baseando-se em 6 princípios.

RESPIRAÇÃO: ao realizar uma respiração completa, na expiração é expelidpo todo o ar impuro e na inspiração é trazido o ar fresco, promovendo mais vitalidade ao corpo. Todos os exercícios são praticados no ritmo da respiração e, na maioria das vezes, a expiração é feita durante a fase de maior esforço.

CONCENTRAÇÃO: é a conexão entre o corpo e a mente, garante o desenvolvimento da consciência corporal.
O praticante deve colocar sua atenção em cada gesto. Com o objetivo de trabalhar o corpo, é necessário estar em sintonia com a mente, pois é ela que vai comandar a ação muscular. Para realizar um dado movimento, é necessário prestar a máxima atenção para ter uma execução plena e eficaz.

CENTRO: o chamado POWERHOUSE é o centro de força de onde se originam os movimentos.
Toda a energia requerida para a execução de exercícios é iniciada no centro de força, fluindo para as extremidades e garantindo a estabilidade da coluna.
A principal função do powerhouse é condicionar a musculatura abdominal, diminuindo a sobrecarga lombar, além de estabilizar o tronco e a pelve, proporciona a segmentação da coluna, facilita a dissociação dos membros superiores e inferiores, facilita o controle sobre os movimentos e promove a expiração e, consequentemente, a inspiração completa.

PRECISÃO: para usufruir na totalidade dos benefícios dos exercícios do Pilates, é necessário que se preste atenção em cada detalhe, executando as poses de modo preciso. A qualidade do exercício é mais importante do que a quantidade.

FLUIDEZ: a execução do exercício é feita de forma fluída e harmoniosa.
Os movimentos são contínuos e ritmados, evitando, assim, tensão, rigidez e mal-estar.

CONTROLE: é a essência do método, pois, quando o trabalho é feito a partir do centro e com alta concentração, terá como resultado o controle total do movimento a ser executado. A realização plena do movimento evita lesões e gera resultados positivos.